Por que a 5ª temporada de Last Chance U é imperdível?

Agora na Califórnia, documentário sobre futebol americano universitário é um espetáculo à parte.

Arte: André Martins. Fotografias: NYT, Laney College.

Por que a 5ª temporada de Last Chance U é imperdível? Direto ao ponto, o grande fator da nova temporada de Last Chance U é justamente seu ineditismo. Após quatro anos retratando o universo do JUCO, a Liga júnior do futebol americano universitário, a série-documentário consegue não só manter os pontos altos como ainda assim se superar. 

Personagens fortes, um time vitorioso e  garantia de emoção do início ao fim continuam sendo atrações constantes da produção, mas são as novidades que tornam a produção um espetáculo à parte. Quem assistir à nova temporada encontrará em Oakland uma realidade distinta das apresentadas anteriormente, tanto nos dois anos em Scooba como nos de Independence. 

Ao contrário da situação das faculdades comunitárias de East Mississipi (EMCC) e de Independence (ICC), o cenário da agora retratada Laney College é muito menos glamouroso, mais fiel ao contexto da Liga. Além disso, os episódios se aprofundam em perspectivas pouco abordadas, partindo de um outro pano de fundo: as regras específicas da modalidade na Califórnia, diferente do exibido até então.

Sem bolsas escolares, instalações esportivas de ponta ou mesmo alojamento para os estudantes, os atletas precisam se virar para terem onde morar, o que comer e como se sustentarem. É a regra, e não a exceção, se quiserem continuar estudando e jogando. Ainda, o elenco do time é  formado majoritariamente por jovens locais, moradores de cidades da própria Bay Area – denominação para a região que circunda a baía de São Francisco.

Definitivamente, o show ficou diferente. Não é mais sobre uma faculdade com um programa de elite de futebol americano universitário, com direito a recrutamento nacional e outros benefícios. Ou sobre um elenco recheado de estrelas em ascensão, que jogavam nos principais times do esporte universitário antes de serem cortados – por motivos quase sempre disciplinares – e que vêem a JUCO uma “última oportunidade” de retorno à elite do College.

A 5ª temporada de Last Chance U retrata a realidade dura da maioria dos jogadores desta Liga, que precisam aproveitar cada treino, cada minuto de jogo, para fazerem valer o que talvez possa ser a única chance de continuarem no futebol americano. Sob os comandos do renomado (e diferente) treinador John Beam, chegando em sua 40ª temporada à frente do esporte, os atletas enfrentam batalham internas e externas pelos seus futuros.

Ainda, o documentário explora a fundo questões sociais, raciais, psicológicas e urbanas, que possuem imenso impacto dentro e fora de campo. Mais do que isso, a série confere uma importância simétrica entre as áreas, traçando uma série de paralelos entre vida e esporte. Passado, relações familiares e pessoais, além de toda a bagagem emocional que os jogadores carregam (ou escondem), são agora iluminados com um toque completamente especial pela série, criada e dirigida por Greg Whiteley.

Com uma honestidade ímpar, Last Chance U ilustra através de Laney uma realidade nada ‘gourmet’ da modalidade, que muitas vezes passa longe do universo aclamado da NFL. E tudo isso mantendo a ambientação e emoção características da série. Por que você deveria assistir à esta 5ª temporada? Por todos esses fatores, e também porque foi a última. A produção revelou que o próximo trabalho da equipe não será mais em campo, e sim em quadra, com o foco do programa mudando para o basquete universitário em um novo desafio.

Mas, quem sabe, depois da repercussão desta 5ª parte, a decisão não seja revista e os holofotes possam retornar mais uma vez para o futebol americano universitário. Depois de ter lido estes nove parágrafos, o que está esperando para assistir?

Confira mais conteúdo sobre futebol americano.

Autor: André Martins

Estudante 3º ano de Jornalismo ECA/USP

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s