Por que Rony promete trazer novas alternativas para o Palmeiras?

Novo reforço do Verdão formará dupla dinâmica com Dudu, e trio com Luiz Adriano pode ser um dos melhores ataques do Brasil

Arte: André Martins

Depois de um mercado bem parado, o Palmeiras finalmente anunciou a contratação de Rony. A negociação foi uma verdadeira novela, com diversas idas e vindas, mas que teve final feliz para o Verdão. O ponta chega para ser mais uma opção no ataque de Vanderlei Luxemburgo, que nesta sexta-feira já o colocou para treinar entre os titulares. O novo reforço já está inscrito no Paulistão, e é muito provável que faça sua estreia neste sábado contra  o Santos no Pacaembu. 

No último Campeonato Brasileiro, Rony foi extremamente importante para o Athletico Paranaense, sendo o jogador do time com mais assistências (8), grandes chances criadas (10), passes decisivos (60), finalizações (69) e dribles (56). Também foram seis gols marcados, ficando atrás apenas de Marcelo Cirino, com nove. 

O atacante foi fundamental na conquista histórica da Copa Brasil, marcando dois gols importantíssimos: um contra o Flamengo no Maracanã e o outro para garantir o título no Beira-rio.

O atleta chega para jogar do lado oposto de Dudu, na ponta-esquerda. Luxemburgo vem testando diferentes opções nesta posição, como Rafael Veiga, a promessa Gabriel Veron e Willian, que, com grandes atuações, parece retomar  a titularidade. 

No entanto, Rony tem características um pouco diferentes de seus concorrentes, como ele próprio destacou em sua apresentação nesta quinta-feira: “Tenho característica diferente da do Dudu, não muito diferente. Ele é um pouco veloz também. Um pouco, não, veloz pra caramba. Ele gosta de receber a bola no pé, eu gosto de receber no espaço”. 

“Veloz para caramba” é uma boa forma de definir Rony. A velocidade do jogador foi uma grande arma dos contra ataques do Athletico, assombrando os laterais adversários. Além disso, o ponta também sabe driblar muito bem, e sabe tirar proveito dessas suas virtudes para abrir espaços na defesa adversária.

Criar oportunidades aliás é outra grande característica de Rony. Foram nove gols e nove assistências em 45 jogos pelo Campeonato Brasileiro de 2019, e a explicação desses números se deve em parte ao posicionamento do jogador, buscando o espaço entre o zagueiro e o lateral-direito adversários. 

Por ali ele sempre teve opções para construir jogadas de ataque, com o apoio do lateral-esquerdo e opções para cruzar. Os cruzamentos foram a principal fonte de assistências de Rony no último ano: das nove assistências, seis vieram desse tipo de jogada. Quem pode acabar se beneficiando é Luiz Adriano.

Rony além de colocar a bola na área com inteligência sabe se posicionar bem para finalizar este tipo de jogada, fazendo gols de cabeça mesmo tendo apenas 1,70m. Mas sua principal arma está no pé direito. Seja dentro ou fora da área, o ponta de 24 anos tem um chute potente e já marcou belos gols ao longo de sua carreira.

Quem talvez mais se assemelhe ao jogo de Rony é o jovem Gabriel Veron, mas a recém-contratação se coloca à frente por conta da experiência, sendo mais confiável na Copa Libertadores e em clássicos. 

Depois de passar por uma infância difícil no Pará, Rony agora realiza o seu sonho de jogar em uma das principais equipes do país, e oferece ao Palmeiras uma opção a mais para atuar pelos lados do campo e trazer velocidade para o time. Ao lado de Dudu e Luiz Adriano, Rony pode formar um dos melhores trios de ataque do Brasil.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s